Chercher in Nomôdos

15 mai 2012

Univ. Évora, Appel à contributions: congres internac "D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI", Évora (Portugal), 17-18 oct. 2012 (limite: 31 mai 2012)

Information transmise par L. Kondratuk:
Universidade de Évora
CIDEHUS.UE
Appel à contributions
Congresso internacional

D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI

Évora (Portugal)
17-18 octobre 2012
(limite: jeudi 31 mai 2012)
Résumé
Rompendo com as narrativas tradicionais, a historiografia contemporânea sobre D. Henrique reposiciona‐o num contexto cronológico de longa duração, enquadrando‐o no complexo feixe de alterações políticas, institucionais, culturais e religiosas que Portugal viveu no século XVI. A partir da figura de D. Henrique são propostos vários temas e tópicos, que entroncam no próprio devir do reino durante toda a centúria do Quinhentos, a sugerir análises comparativas que se espera transcendam o cardeal‐rei.

Présentation
Apresentação
Rompendo com as narrativas tradicionais, a historiografia contemporânea sobre D. Henrique reposiciona‐o num contexto cronológico de longa duração, enquadrando‐o no complexo feixe de alterações políticas, institucionais, culturais e religiosas que Portugal viveu no século XVI.

Nas suas multivariadas funções, D. Henrique, personagem que na sua juventude recebeu educação aberta às correntes de pendor humanista, de formação eclesiástica, foi também um destacado mecenas, evidenciando‐se o investimento no ensino, nomeadamente através da criação de colégios, entre os quais, o Colégio do Espírito Santo (1553), de onde nasceria a Universidade de Évora, em 1559.

Regente e rei em contextos políticos, económicos e sociais particularmente difíceis, é possível destacar na sua governação a área da acção política da esfera eclesiástica, onde, de resto, D. Henrique desempenhou os mais elevados cargos (arcebispo, legado a latere papal, inquisidor‐mor), deixando neles marcas indeléveis pelas reformas operadas e implementação das orientações doutrinais do Concílio de Trento, sobressaindo, enquanto inquisidor‐mor, a organização e consolidação do tribunal do Santo Ofício e das suas estruturas institucionais e económicas. Não foi no uso dos seus poderes jurisdicionais enquanto prelado que reorganizou a administração dos recursos formais de caridade e assistência. Foram antes opções políticas, de governante e soberano, que não só preservaram o rumo traçado pelos monarcas que o antecederam, como ainda reforçavam o domínio da Coroa no sector. Foi também nessa mesma linha de fortalecimento da autoridade régia que fez intervenções nas estruturas político‐administrativas do Reino, bem como nas instituições políticas formais, em variadas manifestações do exercício da autoridade por parte do poder central, também exercidas, formal e informalmente, sobre as populações.

O congresso D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI, realizado no ano em que se celebra o 5º centenário do seu nascimento (31 de Janeiro de 1512), terá como conferencistas convidados os Prof. Doutores Amélia Polónia e José Pedro Paiva e estará dividido em três sessões: 1. O governo do Reino; 2. Igreja, religião e sociedade; 3. Ensino, cultura e mecenato. A partir da figura de D. Henrique são propostos vários temas e tópicos, que entroncam no próprio devir do reino durante toda a centúria do Quinhentos, a sugerir análises comparativas que se espera transcendam o cardeal‐rei.

1. O governo do Reino
O principal objectivo desta sessão é o de aprofundar o conhecimento sobre o papel e a actividade política de D. Henrique enquanto regente (1562 e 1568) e rei (1578‐1580). A política cortesã, as lutas de facções e o equilíbrio de poderes na corte, as teorias e as práticas políticas, as principais personagens e instituições do governo, a organização da assistência, poderão ser alguns dos assuntos a desenvolver.

2. Igreja, religião e sociedade
A sessão organiza‐se a partir da acção de D. Henrique enquanto eclesiástico e da sua actuação como prelado e reformador monástico, protector da Companhia de Jesus e arquitecto da elite eclesiástica da segunda metade do XVI. Num âmbito mais alargado poderão ser analisadas questões como a aplicação da reforma tridentina e suas consequências sociais bem como a consolidação do Santo Ofício.

3. Ensino, cultura e mecenato
Pretende‐se aqui sublinhar o papel e a importância de D. Henrique na cultura portuguesa de Quinhentos no contexto mais geral do patronato régio como uma componente do exercício do poder. Um especial enfoque poderá ser colocado nas questões que rodearam a fundação da Universidade de Évora mas o espaço abre‐se também à criação de colégios, entre outras iniciativas ligadas ao ensino. A problemática da publicação dos índices de livros proibidos e do seu impacto na cultura europeia é uma outra hipótese de trabalho.

Comunicações
Os interessados em participar no congresso com uma comunicação devem enviar as suas propostas até ao dia 31 de Maio de 2012, através de registo online em: https://sge.uevora.pt

A proposta deverá incluir:
Título e resumo da comunicação (entre 2.000 e 3.000 caracteres) e (junto) um curriculum vitae abreviado (1.000 caracteres)

Sessão para a qual se propõe a comunicação
Os proponentes serão informados sobre a aceitação das comunicações até ao dia 30 de Junho de 2012.

Comissão Organizadora
  • Prof. Doutora Antónia Fialho Conde (Departamento de História/CIDEHUS‐U. Évora)
  • Prof. Doutora Laurinda Abreu (Departamento de História/CIDEHUS‐U. Évora)
  • Doutora Ana Isabel López‐Salazar Codes (CIDEHUS‐U. Évora)
  • Dra Rute Pardal (CIDEHUS‐U. Évora)
Comissão Científica
  • Prof. Doutora Amélia Polónia (CITCEM‐U.Porto)
  • Prof. Doutora Ana Isabel Buescu (CHAM‐U. Nova de Lisboa)
  • Prof. Doutor David Sampaio Barbosa (CEHR‐U. Católica Portuguesa)
  • Prof. Doutor Filipe Mesquita de Oliveira (UnIMeM‐U. Évora)
  • Prof. Doutor José Pedro Paiva (CHSC‐U. Coimbra)
  • Prof. Doutora Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS‐U.Évora)
  • Prof. Doutora Maria de Deus Manso (NICPRI.UÉ)
  • Prof. Doutora Maria de Fátima Nunes (CEHFCi‐U.Évora)
  • Prof. Doutor Paulo Simões Rodrigues (CHAIA‐U.Évora)
  • Prof. Doutora Zulmira Santos (CITCEM‐U.Porto)
Lieu
Universidade de Évora, Palácio do Vimioso, Apartado 94, Évora, 7002-554 Portugal

Contact
CIDEHUS - cidehus@uevora.pt

Url 

SOURCE: «D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI», Appel à contribution, Calenda, publié le vendredi 11 mai 2012, http://calenda.revues.org/nouvelle24046.html