Chercher in Nomôdos

8 sept. 2013

IEM, Fac Ciências Sociais e Humanas,Univ. Nova de Lisboa (FCSH-UNL) et Biblioteca Nacional de Portugal: 6e session du cycle de sém. "Um mês, um códice iluminado", Progr. 2013-2014, Lisbonne, 2013-2014

Information transmise par Ed. Danti
Instituto de Estudos Medievais (IEM) de la Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)
et Biblioteca Nacional de Portugal

6e session du cycle de séminaires
Um mês, um códice iluminado

Programme 2013-2014

Lisbonne
2013-2014
Présentation
Um mês, um códice iluminado
CICLO DE SEMINÁRIOS | Mensal | 18H00 | Auditório BNP | Entrada livre

Esta iniciativa é o resultado de uma estreita colaboração entre o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), a Biblioteca Nacional de Portugal e a Biblioteca da Ajuda na organização de um ciclo de encontros mensais que cruzam conhecimentos e recentes investigações sobre algumas obras manuscritas, no intuito de divulgar e aproximar do público o significativo património da BNP e da Biblioteca da Ajuda.

Após o seminário inaugural, em 7 de março, os manuscritos em foco estarão em exposição durante o respetivo mês e serão igualmente disponibilizados na Biblioteca Nacional Digital.

PROGRAMA 2013
PROGRAMA 2014 (datas a anunciar)
  • Jan. O De Avibus de Alcobaça – uma cópia de Clairvaux? [ Alc. 238 ], Rita Castro (FCT-UNL)
  • Fev. O Livro de Horas de D. Leonor, Delmira Espada (IEM-FCSH-UNL)
  • Mar. A Bíblia de Cervera: um manuscrito sefardita iluminado (1299-1300), Luís Urbano Afonso e Tiago Moita (FL-UL)
  • Abr. A letra e o canto trovadoresco: o Cancioneiro da Biblioteca Nacional, Graça Videira Lopes (IEM-FCSH-UNL)
  • Maio O iluminado 115: liturgia cisterciense e adições locais [ IL. 115 ], Manuel Pedro Ferreira (CESEM-FCSH-UNL)
  • Junho “Crónica do Emperador Clarimundo, donde os Reys de Portugal descendem" (1522): Factos e Fantasia na construção de uma identidade [ RES. 904 V. ], Rosário Paixão (IEM-FCSH-UNL)
  • Julho Trindades trivúlciacas em livros da Biblioteca Nacional [ LC. 9 e RES. 1876 P. ], António José de Almeida, O.P. (Convento de Cristo Rei, Porto e École Biblique de Jérusalem)

Pour mémoire:
Os manuscritos jurídicos iluminados da BNP.
Quatro exemplos significativos

Sexto encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

Como já foi amplamente demonstrado por investigações históricas, as ligações de Portugal medieval com a Europa são muitas e expressam a sua identidade europeia. A circulação das obras jurídicas na Idade Média que se confirma pela presença de exemplares de manuscritos jurídicos estrangeiros em Portugal pressupõe a existência de viagens de clérigos, professores, estudantes das universidades.

De facto, encontramos na Idade Média muitos estrangeiros em Portugal e muitos portugueses no estrangeiro: as universidades europeias atraem também muito portugueses. Paris, Bolonha e Salamanca foram, durante o período medieval as mais frequentadas pelos mesmos. Houve-os também em Montpellier, Pádua, Pisa, Oxford, Toulouse e em tantos outros centros universitários. Na circulação de livros jurídicos verificamos um aspecto da influência das correntes culturais europeias em Portugal. 

Esta sessão tem como objetivo analisar estes fenómenos de influências, de mobilidade e de circulação de manuscritos e pessoas através da análise de quatro importantes manuscritos jurídicos iluminados medievais preservados na Biblioteca Nacional de Portugal (Alc. 365, Alc. 173, IL. 111, Alc. 202). 

A apresentação estará a cargo de Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH-UNL)

SEMINÁRIO | 5 setembro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre